ARQUITECTURA

Pelas suas formas arquitectónicas, pelas texturas dos seus materiais e até pelo seu cromatismo ocre-terra, este Complexo recria uma estética Hispano-Mourisca baseada nas memórias do Gharb al Andalus.  
Utilizando materiais tradicionais da região (adobes de terra crua, tijolos, ladrilhos e telha mourisca), tipologias formais mediterrânicas (cúpulas, abóbadas, moucharabiehs, etc.) e recriando espaços onde os jogos de luz e de sombra se completam, a arquitectura deste Complexo apela a um passado patrimonial que se pretende reviver.


Nos espaços interiores, a selecção dos tecidos, a originalidade das peças decorativas e a luminosidade dos revestimentos cerâmicos pintados à mão e dos tapetes provenientes das montanhas do Magreb também convidam a momentos de tranquila intimidade.
A poucos quilómetros deste Complexo situam-se alguns dos monumentos e sítios mais relevantes do Património Islâmico e Mediterrânico do Algarve: as muralhas almorávidas e almóadas de Silves, Paderne e Tavira, centros históricos de origem islâmica e núcleos museológicos com acervos consideráveis. Visitas e percursos temáticos poderão ser organizados e acompanhados quando solicitados.